VISITANTES

21.11.11

ANATOMIA PEZ

* A Anatomia de um PEZ

Foto popapez

1 - Cabeça
A cabeça do Dispensador PEZ fecha o cartucho do Dispensador. Pode conter partes removíveis ou não. Desde 1954 que surgem cabeças com ou sem inscrições e/ou copyright. 

2 e 3 - Stem  
Os primeiros Stem, considerados "vintage", não tinham pés, embora actualmente existam alguns sem pés, como é o caso dos "Trucks" ou os de "Valentin's Day Hearts". Os que têm pés, podem ser diferentes em duas espessuras, fino e normal. Geralmente o Stem inclui o número que identifica o país de origem, assim como a sua própria denominação e o número da Patente. (ver no blogue PATENTE + CÓDIGO IMC).

4 - Mola de metal
Muitos Dispensadores "vintage" têm esta mola encaixada por baixo da cabeça e no impulsor do doce. Ajudava também na acção de libertar o doce.

5 - Mola de plástico
A PEZ começou a produzir esta "dobradiça" em 1963, tendo no entanto continuado em metal até a transformação em plástico estar completa. Inicialmente tinham apenas uma tira de plástico e hoje contém quatro tiras mais finas, reforçando-o de modo mais flexível. Serve também na acção de libertar o doce.

6 - Cartucho para os doces (Sleeve)
Este cartucho desliza dentro do Stem. Antigamente tinham variações de cor mas actualmente são branco transparente.

7 - Molas
Estas molas estão dentro do Stem, as quais depois de comprimidas, empurram o cartucho dos doces para a posição inicial.

8 - Impulsor do doce
Estas pequenas peças de plástico podem variar em formato e cor, dependendo do ano de fabrico e do Dispensador. Seguram a mola que está no interior do Stem e servem como "base" ao doce.

* Tradução livre do site popapez
Mais informação, aqui > collectingpez.com/info

Sem comentários:

Enviar um comentário