VISITANTES

19.6.22

PEZ FANTASIA DE STEVE WHITE

"Desta água não beberei", aplica-se nos termos que nunca fui muito fã de fazerem transformações nos dispensadores PEZ, os chamados fantasy, habitualmente realizados por colecionadores. Provavelmente, pela ideia de que da fábrica saem os dispensadores tais como devem ficar, para sempre. Um pensamento talvez purista. No entanto, e até já tendo participado na exposição/concurso de PEZ fantasia, do Gathering Coleccionistas PEZ Barcelona em Outubro de 2018, foi no Gathering de Madrid, este ano de 2022 (Maio), que tive a possibilidade de ver um dispensador transformado pelo artista "outsider" Steve White, de Albuquerque, Novo México nos EUA. Esse dispensador está na colecção de Kokinopez e encontrava-se em exposição do Gathering madrileno "Universo PEZ XXL" - o Wolverine da Marvel, convertido em atleta de luta livre mexicana - "Ultimo Dragon". Por acaso ou alinhamento dos astros, e no mesmo encontro de coleccionadores na capital espanhola, encontravam-se à venda quatro dispensadores "tuneados" de Steve White, em tamanho "normal", que por curiosidade me passaram pelos olhos, pelas mãos, e voltaram ao local deles, sobre a mesa de vendas... ainda não se tinha dado o clique completo. Quinze dias passaram, e o espírito luchador encaminhou-os para o encontro PEZ já familiar em Castelo Branco (Junho), e uma vez mais os olhos e mãos deram lugar à vontade maior de ter pelo menos dois na colecção - Annie Oh-Kley (2010) e Chupacabra (2007). E fez-se a vontade!

PEZ Jessie / Toy Story - Annie Oakley (1860-1926), foi uma artista atiradora, no famoso espectáculo do Oeste Selvagem "Buffalo Bill's Wild West Show. A conversão em fantasia de Steve White, fê-la ter de um lado do stem, uma espingarda e do outro lado uma lupa, tal era a sua destreza com armas.

PEZ Golden Monkey / Golden Compass - Chupacabra (início de relatos nos anos 1990), é uma criatura do universo popular, a qual tem por sistema atacar animais rurais e sugar o seu sangue, em regiões tão distantes como Porto Rico, México, EUA ou até na Europa e Rússia.

Veja a entrevista em baixo e mais trabalhos na página de Facebook > Steve White.

Em "Universo PEZ XXL", Madrid 2022 - Colecção Kokinopez

Entrevista da SFR ao PEZ Artista Steve White

Sem comentários:

Enviar um comentário